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Transnordestina é promessa outra vez

Governo federal promete retomar obra da Transnordestina no Piauí. Obra está paralisada desde 2013 após rescisão de contrato com empresa. Ferrovia com 1.728 Km interligará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
Informativo Ferroviário Coinfra | Auditar
27 de fevereiro de 2014 às 17:48

As obras para a conclusão da ferrovia Transnordestina devem ser retomadas ainda no mês de fevereiro de 2014. A informação foi divulgada esta semana pelo governo federal no 9º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que garantiu retorno do projeto pela concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) até o dia 28 deste mês. A construção de 1.728 quilômetros de extensão interligará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), está paralisado desde setembro de 2013 e tem atualmente investimento previsto em R$ 7,5 bilhões.

 

Segundo o documento, a previsão é de que a ferrovia seja entregue somente em setembro de 2016, seis anos depois do prazo estabelecido pelo governo federal e com aumento de 5,4 bilhões no orçamento. Atualmente a obra está paralisada devido à rescisão do contrato entre concessionária e construtora. Em setembro de 2013 foram assinados acordos de investimentos e de acionistas e termo de ajustamento de conduta com a concessionária, enquanto em janeiro deste ano o governo firmou novo contrato de concessão.

 

Ainda no balanço do PAC 2, o governo federal também estabeleceu um cronograma para que a empresa finalize os trechos inacabados. A ferrovia de 420 Km entre as cidades de Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI), por exemplo, tem apenas 42% da infraestrutura e 35% das OAEs concluídas, e novo prazo determina que ela seja entregue até o dia 30 de junho de 2016. A mesma data é sugerida para conclusão da linha férrea de 522 Km entre Salgueiro e o porto de Suape, ambos em Pernambuco, atualmente com 55% da infraestrutura feita. Já os trechos Pecém-Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro-Trindade, em Pernambuco, com 527 Km e 163 Km respectivamente, devem ser entregues em 30 de setembro de 2016.

 

Em recente matéria, o G1 mostrou que as obras da ferrovia no sertão do Piauí já consumiram R$ 1,075 bilhão e o valor investido no trecho piauiense corresponde a mais de dois terços do total de R$ 1,456 bilhão previsto após um recente financiamento complementar feito pelo governo federal. A Transnordestina começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato.

 

O atraso na conclusão da obra prejudica a expansão do agronegócio e da mineração no Piauí, que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos.

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/02/apos-3-anos-governo-federal-promete-retomar-obra-da-transnordestina-no-pi.html

http://www.portalodia.com/noticias/politica/governo-federal-promete-retomar-obras-da-transnordestina-ainda-este-mes-196389.html

Confira outras matérias publicadas pela Auditar sobre as obras da Ferrovia Transnordestina:

No PAC, os atrasos continuam

Editorial aponta "fiasco do PAC" e conclui que "faltou competência para planejar, desenhar projetos e conduzir a execução"

http://auditar.org.br/web/?h_pg=noticias&bin=read&id=504

 

Mais uma estatal: Sudene adquire 51,4% da Ferrovia Transnordestina

FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste), que é administrado pela autarquia, bancará R$ 3,876 bilhões dos R$ 7,54 bilhões a serem gastos no projeto, que deve ser concluído em 2016.

http://auditar.org.br/web/?h_pg=noticias&bin=read&id=595 

 

Transnordestina vira promessa para 2016

Obra entra agora em "estado de atenção".

http://auditar.org.br/web/?h_pg=noticias&bin=read&id=659

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
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