Notícias

Auditores do TCU apontam obras da Copa em atraso

Obras de mobilidade urbana são as mais atrasadas da Copa, confirma Relatório de Auditoria do TCU.
André Borges | Valor Econômico
18 de junho de 2014 às 18:10

BRASÍLIA  -  O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou hoje um levantamento sobre a execução de obras incluídas na Matriz de Responsabilidade para a Copa do Mundo.


A auditoria aponta que as obras de mobilidade foram, de fato, as mais prejudicadas. De acordo com o levantamento, dos 34 empreendimentos que ainda fazem parte da carteira da Copa, 20 projetos (59%) estavam com menos de 50% de desembolso até fevereiro. Desse total, quatro projetos estavam ainda sem qualquer repasse financeiro.


O panorama das ações de mobilidade urbana para as cidades-sede da Copa, vigentes no período de fevereiro de 2014, revela que grande parte dos projetos em andamento apresenta atrasos e baixa execução em relação ao cronograma previsto”, afirma o ministro-relator Walton Alencar Rodrigues.


Do total de projetos previstos para o mundial, em fevereiro de 2014, consta como concluso apenas as obras de adequação viária Boulevard Arrudas - Teresa Cristina, executada em Belo Horizonte (MG).

Além disso, foram identificadas obras com descompasso entre os cronogramas físico e financeiro, incompatibilidade entre a situação das obras em atraso e com baixa execução orçamentária e física e a previsão de término do empreendimento próximo ao início do mundial, além de obras com estimativa de conclusão após a realização do evento”, diz Rodrigues.


O Brasil foi anunciado pela Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) como sede da Copa do Mundo em outubro de 2007. Em maio de 2009 foram anunciadas as 12 cidades que sediariam os jogos. A criação da Matriz de Responsabilidades foi determinada pelo TCU, por conta de dificuldades verificadas no planejamento e execução das ações dos jogos pan-americanos, no Rio de Janeiro.


O TCU voltará a fazer um novo levantamento de todas as obras relacionadas à Copa 90 dias após o fim do mundial.

 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3588646/obras-de-mobilidade-urbana-sao-mais-atrasadas-da-copa-diz-tcu#ixzz352CfuH00

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024