Notícias

CNJ aprova auxílio-moradia para juízes

Benefício é garantido até para juízes que possuem residência própria e atuam na cidade de origem. Valor único foi fixado em R$ 4,3 mil, o mesmo hoje garantido aos Ministros do STF. Decisão quebra, na prática, o regime de remuneração por subsídio.
Nathalia Passarinho | G1
07 de outubro de 2014 às 14:05

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou nesta terça-feira (7) o pagamento de auxílio-moradia para juízes e fixou o valor em R$ 4.377,73 - o mesmo hoje garantido a ministros do Supremo Tribunal Federal.


Atualmente, porém, nenhum ministro do STF recebe esse benefício porque têm à disposição imóveis funcionais. Por decisão liminar (provisória) do ministro Luiz Fux, todos os magistrados- federias, estaduais, da Justiça do Trabalho da  Justiça Militar- passaram a receber auxílio-moradia.


O valor é garantido até para juízes que possuem residência própria e atuam na cidade de origem. Só não tem direito ao auxílio quem possui imóvel funcional à disposição.


Antes da decisão de Fux, recebiam o o valor alguns juízes estaduais, ministros de tribunais superiores e do Supremo. No dia 19 de setembro, Fux estendeu o pagamento do benefício mensal a todos os juízes federais. Um dia após a decisão, de caráter liminar (provisória), associações que representam magistrados de outras especialidades também ingressaram com pedido para requerer o auxílio.


O ministro, então, determinou a liberação mensal do benefício aos demais magistrados do país. Ele pediu que o CNJ regulamentasse os pagamentos e fixou, enquanto isso, o valor do benefício hoje garantido a ministros do Supremo como parâmetro.


Leia mais em:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/10/cnj-aprova-auxilio-moradia-de-r-43-mil-para-juizes.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024