Notícias

Mais um apagão no DF

Falha em Furnas deixa 5 regiões do DF sem luz por quase 1 hora, diz CEB. Guará, Ceilândia, Taguatinga, Estrutural e Vicente Pires foram afetados. 257.525 unidades consumidoras sofreram apagão total das 6h58 às 7h42.
G1
22 de janeiro de 2015 às 09:43
Hospital Regional do Guará sofreu corte de energia e gerador não funcionou (Foto: Isabella Calzolari/G1)


Uma pane em duas subestações de Furnas no Distrito Federal provocou falta de energia em cinco regiões da capital no início da manhã desta quinta-feira (22), segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB). O G1 tentou contato com Furnas mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

De acordo com a companhia, o corte não foi provocado por sobrecarga e não tem relação como desligamento de oito subestações, ocorrido na última segunda-feira (19) a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Guará, Ceilândia, Taguatinga, Estrutural e Vicente Pires ficaram sem energia elétrica por aproximadamente uma hora. Lúcio Costa, no Guará, também foi afetada. A companhia informou que 257.525 unidades consumidoras, entre elas residências, comércio, e hospitais, ficaram sem energia.


A falta de luz começou às 6h58 e foi restabelecida às 7h42, de acordo com a CEB. A empresa afirmou que quatro subestações de Ceilândia Sul e Norte, Taguatinga e Guará, abastecidas  por Furnas, pararam de funcionar por falta de suprimento.


Nesta quarta (21), um problema em um transformador da subestação nº 2 da CEB deixou 15.630 unidades consumidoras de Brasília sem energia por 18 minutos, informou a empresa. A interrupção permaneceu por cerca de 3,5 horas em 615 dessas unidades.


Catracas da Estação Terminal Asa Sul, em Brasília, que deixaram de funcionar após pane elétrica (Foto: Grazielle Mendes/G1)Sem energia, catracas do metrô tiveram de ser abertas em
Ceilândia (Foto: Grazielle Mendes/G1)


Transtornos
Funcionários do Hospital Regional do Guará afirmam que o gerador da unidade não funcionou e que o centro médico ficou 20 minutos sem fornecimento de energia. Os trabalhadores afirmam que nenhum paciente foi prejudicado porque a sala vermelha estava vazia. "A internet está fora do ar e as fichas estão sendo feitas à mão", disse uma funcionária que preferiu não se identificar.


O metrô também foi prejudicado com o corte de luz. O sistema ficou às escuras das 6h52 até 7h18, mas não chegou a ser interrompido, segundo a Companhia do Metropolitano do DF. Trens nas estações de Ceilândia tiveram de andar em baixa velocidade, de 70 km/h para 60 km/h, atrasando todo o serviço em cadeia, de acordo com a empresa. As catracas também tiveram de ser abertas, causando prejuízo financeiro.


Na padaria da QI 12 do Guará, funcionários dizem não terem tido problemas com a falta de luz. Segundo o operador de caixa Mayke Silva, a luz acabou por volta de 6h30 e ficou 15 minutos desligada. "Não prejudicou em nada. O pão já estava pronto e o atendimento continuou normal", afirmou.

 

 
Padaria no Guará sofreu corte de luz (Foto: Isabella Calzolari/G1)


A pedido da ONS

Na última segunda, a CEB informou que desligou oito subestações a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A interrupção atingiu 157 mil unidades consumidoras para a redução de 113 megawatts.


Com a medida, ficaram sem luz por 40 minutos as áreas de Samambaia Oeste, Brazlândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião e Sobradinho. Segundo a companhia, às 15h40, o fornecimento havia sido restabelecido em 154.654 unidades consumidoras, em seis das áreas afetadas. As exceções foram PAD/DF e em São José, com 2.346 unidades consumidoras, onde o abastecimento foi normalizado às 17h.


Em nota, a ONS informou que redução na frequência elétrica e perda de unidades geradoras em 13 usinas, sendo duas no Centro-Oeste (Cana Brava e São Salvador). Por isso, a frequência elétrica caiu de 60 Hz para 59 Hz. "Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema."


Leia mais em:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/01/falha-em-furnas-deixa-5-regioes-do-df-sem-luz-por-quase-1-hora-diz-ceb.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024