Notícias

Governo admite rever tabela do IRPF

Líder diz que governo vai reabrir debate sobre correção da tabela do IR Dilma Rousseff vetou correção de 6,5% e defende limite é de 4,5%. Governo vai enviar ao Congresso projeto com a nova correção.
Fernanda Calgaro | G1
03 de março de 2015 às 15:30

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta terça-feira (3) que o governo irá reabrir as discussões com a base aliada para apresentar uma nova proposta sobre o reajuste da tabela do Imposto de Renda.


A presidente Dilma Rousseff vetou uma proposta do Congresso de fixar a correção em 6,5%. O veto passará a trancar a pauta do Congresso a partir desta semana. O Palácio do Planalto já havia sinalizado que pretendia enviar uma medida provisória estabelecendo o índice de reajuste em 4,5%, mas agora vai ouvir antes as demandas dos parlamentares. Há duas semanas, a própria presidente chegou a dizer que não haveria recursos para corrigir a tabela em um índice superior a 4,5%.


Guimarães, porém, disse apenas que há espaço para negociação, mas não quis opinar sobre um possível valor. “Há espaço para negociação, mas o que vai ser eu não posso antecipar”, disse. Segundo ele, a ideia é que, quando o veto for ser discutido no Congresso, a presidente já terá apresentado uma proposta por meio de medida provisória.


A iniciativa de ouvir os parlamentares faz parte de uma estratégia do Executivo para se aproximar do Congresso e fortalecer a base governista.


Segundo Guimarães, Dilma Rousseff deve receber os líderes dos partidos aliados na Câmara até quinta-feira (5) em uma reunião para debater o atual cenário econômico e político.


Em outra frente, o Planalto também tem mobilizado ministros para explicar à base as medidas de ajuste fiscal com mudanças nas legislações previdenciárias e trabalhistas. Na quarta-feira (4), os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa (Planejamento) deverão se encontrar com a bancada petista para tratar sobre as propostas.


Leia mais em:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/lider-diz-que-governo-vai-reabrir-debate-sobre-correcao-da-tabela-do-ir.html

 

Entenda melhor o caso:


OAB irá ao STF pela correção da tabela do IRPFOrdem dos Advogados do Brasil vai questionar no Supremo a defasagem de mais de 60% da tabela do IR em relação à inflação.


OAB pede ao STF correção da tabela do IRPFDefasagem da tabela penaliza, sobretudo, os contribuintes de mais baixa renda, que poderiam 'escapar' do Fisco caso a correção acompanhasse a inflação.


Ana Amélia quer correção da tabela do IRPFA Senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou projeto de lei que corrige a tabela do IR a partir de 2015. O PLS 2/2014 prevê que a partir de 2015 a tabela de desconto do Imposto de Renda seja corrigida de acordo com a variação acumulada do INPC.


Oposição quer aumentar reajuste da tabela do IRProposta eleva correção da tabela do Imposto de Renda para 6,5%.


Congresso corrige tabela do IRPFCâmara e Senado aprovam MP 656, que prevê correção da tabela do IR. Governo orientou voto contrário à aprovação da emenda proposta pelo DEM, mas sofreu nova derrota. Apesar de haver prometido corrigir a tabela, durante as eleições, Dilma pode vetar.


Tabela defasada do IRPF: confisco salarialDefasagem na tabela do IR pode chegar a 75,43% no fim de 2015, mostra sindicato. Indagado sobre a necessidade de correção da tabela, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou: 'não sei o que dizer'.

 


 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024