Notícias

Teori nega pedido para investigar Dilma

O Ministro Teori Zavascki 'não conheceu' o requerimento apresentado pelo Partido Popular Socialista para que fosse permitido iniciar investigações a respeito de Dilma Rousseff nos autos do processo da Operação Lava Jato.
AUDITAR com STF
17 de março de 2015 às 19:57

Ministro alegou que a peça apresentada pelo PPS não identifica quem seria o subscritor e, portanto, a considerou "apócrifa". Segundo Teori, "A jurisprudência do STF impede que se conheça de recurso sem assinatura do advogado". O Ministro não adentrou no exame do mérito do Agravo.

 

Entenda melhor o caso:

http://auditar.org.br/web/?h_pg=noticias&bin=read&id=2142


Reportagem adicional da EBC:

 

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado. 17/03/2015 20h01.

 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou petição do PPS para que a presidenta Dilma Rousseff seja investigada na Operação Lava Jato. Zavascki entendeu que a petição do partido não indica um representante legal para que o documento tenha validade.

"A petição de agravo regimental é apócrifa e sequer indica quem seria o possível subscritor, se advogado ou não. Não há identificação alguma, nem mesmo por timbre. A jurisprudência do STF impede que se conheça de recurso sem assinatura do advogado", disse o ministro.


No dia 6 de fevereiro, na decisão que autorizou abertura de inquérito para investigar parlamentares citados em depoimentos na Operação Lava Jato, o ministro seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu que não há indícios que envolvam Dilma e explicou ainda que a presidenta não pode ser investigada por fatos ocorridos anteriormente ao exercício da Presidência.


Após a decisão, o PPS entrou com recurso para que a Dilma Rousseff seja investigada, por entender que o impedimento constitucional para que o presidente da República seja investigado durante a vigência do mandato não pode ser aplicado na fase pré-processual.


Em depoimento de delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que recebeu pedido para o repasse de R$ 2 milhões do caixa do PP para financiar a campanha de Dilma à Presidência da República, em 2010. O pedido, segundo Costa, foi feito pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, coordenador da campanha presidencial de Dilma à época. Com base nos depoimentos, Palocci será investigado pela Justiça Federal em Curitiba.


Confira:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-03/teori-zavascki-arquiva-pedido-do-pps-para-que-dilma-seja-investigada


Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024