Notícias

2º Congresso Internacional dos Auditores do TCU é aberto com discurso esperançoso

Presidente da Auditar reivindicou transparência e combate à corrupção
Auditar
10 de abril de 2018 às 11:30

Ocorreu na noite da última quarta-feira (4/4) a cerimônia de abertura do 2º Congresso Internacional e 7º Nacional dos Auditores do TCU. Promovido pela União dos Auditores Federais de Controle Externo (AUDITAR), em Fortaleza (CE), o evento teve como tema central “Um olhar para o futuro do Brasil: Desafios e perspectivas”. O encontro foi aberto pelo discurso do presidente da entidade, Paulo Martins, que manteve a essência positiva do tema.

Referindo-se à corrupção que assola a política brasileira como uma “infecção generalizada”, o dirigente discorreu sobre as atribuições e responsabilidades do Tribunal de Contas da União na luta por transparência e justiça. “O combate à corrupção é um dos desejos prioritários da população brasileira. Há um clamor por mudança. A sociedade não tolera mais tanta sujeira”, reivindicou Martins. 

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, marcou presença por meio de recado em vídeo, em que destacou a missão do órgão de ser referência na promoção de uma administração pública efetiva, ética, ágil e responsável. 

Discursaram ainda o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do TCU (Sindilegis), Petrus Elesbão, o presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC), Amauri Perusso e o presidente do Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques. 

Além deles, a mesa foi composta também pelo representante da União Internacional dos Trabalhadores em Organismos de Controle (UITOC), Guzmán Lajuni, pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira, pelo vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Rholden Botelho, pelo secretário-geral de administração do Tribunal de Contas da União, Carlos Caixeta, pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal de Contas da União, Rainério Rodrigues e pelo conselheiro-substituto do TCE-CE, Davi Barreto. 

A programação do Congresso dos Auditores do TCU contou com temas relativos ao papel do Tribunal de Contas da União, segurança pública, desafios da infraestrutura, previdência, governança, representação política, entre outros. Nos painéis de debate, participaram diversas autoridades, dentre elas os Ministros do TCU Augusto Nardes e Marcos Bemquerer, o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, e o Secretário Especial do Programa de Parceria de Investimentos da Presidência da República, Adalberto Vasconcellos. 

A abertura do evento teve a presença de mais de 120 pessoas, ultrapassando a marca da edição mais recente, de 2016, e se posicionando como o maior Congresso já promovido pela Auditar. A programação e cobertura completas do encontro podem ser acessados no endereço auditar.org.br/congresso. Para acessar a galeria de fotos da cerimônia de abertura e do coquetel, clique aqui. 


Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024