|
Auditar realiza palestra sobre Perfis de Investimento com Ricardo PennaAo avaliar os aspectos demográficos e econômicos, a Funpresp adotou um modelo “Ciclo de Vida”, que considera a idade, o tempo de contribuição e a tolerância em correr riscoComunicação Auditar
13 de março de 2020 às 09:23
Na próxima segunda-feira (23/03), a Auditar em parceria com a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp realizará uma palestra sobre Perfis de Investimento, às 16h, no auditório Arnaldo Prieto – Anexo III do TCU.
O objetivo da palestra é mostrar ao participante mais controle sobre sua reserva previdenciária com a implantação de Perfis de Investimentos. São quatro perfis de investimentos, com diferentes percentuais de alocação em duas carteiras (Performance e Preservação), nos quais os participantes serão adequados de acordo com a idade, pelo modelo conhecido como “Ciclo de Vida”.
Será abordado como fazer um teste de adequação a riscos e, se desejar, trocar de perfil. Além desse teste, uma simulação poderá ser feita traçando uma trajetória de crescimento da sua reserva de acordo com o perfil.
O que são Perfis de Investimento? É um modelo de escolha de alocação de recursos que permite optar, sob seu inteiro risco e sua exclusiva responsabilidade, por uma das combinações das Carteiras de Investimentos do plano de benefícios disponibilizadas pela Funpresp para aplicação dos recursos financeiros das respectivas reservas individuais.
Sobre o palestrante Ricardo Pena é economista, pós-graduado em Finanças e Atuária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/CEDEPLAR). Auditor fiscal da Receita Federal, ele preside a Funpresp desde dezembro de 2012. Pena também foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência entre 2008 e 2009, tendo sido antes secretário-adjunto. Em 2010, foi o primeiro presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.
Foi um dos principais articuladores da Lei 12.154/2009, que criou a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, incluindo o Conselho Nacional de Previdência Complementar e a Câmara de Recursos da Previdência Complementar na estrutura básica do Ministério da Previdência.
Ricardo Pena é professor de Pós-Graduação no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e também da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
SERVIÇO
|