Notícias

Auditar realiza palestra sobre Perfis de Investimento com Ricardo Penna

Ao avaliar os aspectos demográficos e econômicos, a Funpresp adotou um modelo “Ciclo de Vida”, que considera a idade, o tempo de contribuição e a tolerância em correr risco
Comunicação Auditar
13 de março de 2020 às 09:23

 

Na próxima segunda-feira (23/03), a Auditar em parceria com a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp realizará uma palestra sobre Perfis de Investimento, às 16h, no auditório Arnaldo Prieto – Anexo III do TCU.

 

O objetivo da palestra é mostrar ao participante mais controle sobre sua reserva previdenciária com a implantação de Perfis de Investimentos. São quatro perfis de investimentos, com diferentes percentuais de alocação em duas carteiras (Performance e Preservação), nos quais os participantes serão adequados de acordo com a idade, pelo modelo conhecido como “Ciclo de Vida”.

 

Será abordado como fazer um teste de adequação a riscos e, se desejar, trocar de perfil. Além desse teste, uma simulação poderá ser feita traçando uma trajetória de crescimento da sua reserva de acordo com o perfil.

 

O que são Perfis de Investimento?


É um modelo de escolha de alocação de recursos que permite optar, sob seu inteiro risco e sua exclusiva responsabilidade, por uma das combinações das Carteiras de Investimentos do plano de benefícios disponibilizadas pela Funpresp para aplicação dos recursos financeiros das respectivas reservas individuais.

 

Sobre o palestrante


Ricardo Pena é economista, pós-graduado em Finanças e Atuária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/CEDEPLAR). Auditor fiscal da Receita Federal, ele preside a Funpresp desde dezembro de 2012. Pena também foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência entre 2008 e 2009, tendo sido antes secretário-adjunto. Em 2010, foi o primeiro presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.


Antes de assumir o cargo de diretor-presidente da Funpresp era Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, na qual acompanhou a tramitação do Projeto de Lei 1992, de 2007.

 

Foi um dos principais articuladores da Lei 12.154/2009, que criou a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, incluindo o Conselho Nacional de Previdência Complementar e a Câmara de Recursos da Previdência Complementar na estrutura básica do Ministério da Previdência.

 

Ricardo Pena é professor de Pós-Graduação no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e também da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

 

SERVIÇO


Palestra: Perfis de Investimento
23 de março às 16h
Auditório Arnaldo Prieto – Anexo III do TCU
Palestrante Ricardo Pena Diretor-presidente da Funpresp

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024