Notícias

TCU participa da Conferência Agile Brazil 2013

Auditores do Tribunal realizaram palestra no evento
Informativo União (TCU)
06 de agosto de 2013 às 13:50

Os servidores Fabiana Ruas, da Secretaria de Soluções de TI (STI), e Wesley Vaz, da Secretaria de Fiscalização de TI (Sefti), apresentaram, no dia 26 de junho, na Conferência Agile Brazil 2013, a palestra “Riscos na contratação de serviços de desenvolvimento de software pela APF utilizando métodos ágeis”. Os palestrantes ofereceram informações sobre desenvolvimento de software e métodos ágeis no contexto de contratação pela administração pública federal (APF).

 

 

Atualmente, algumas instituições da administração pública federal iniciam investimentos para realizar contratações de desenvolvimento de software utilizando métodos ágeis. Essa metodologia ainda é pouco difundida nacionalmente e, para adquirir expertise e conhecer o cenário atual da adoção desta metodologia pela APF, a equipe composta pelos auditores Marcelo Meireles e Carlos Mamede, da Sefti, e Fabiana Ruas, da STI, realizou fiscalização na modalidade de levantamento (TC 010.663/2013-4), sob a relatoria do ministro José Múcio Monteiro. Após ter identificado instituições públicas que possuíam contratos cujo objeto era de interesse da fiscalização, foram realizadas visitas in loco em algumas delas, o que possibilitou aos auditores colher informações acerca da adoção do paradigma de desenvolvimento em comento em seus contratos, bem como inteirar-se do conteúdo dos instrumentos convocatórios que os originaram.

 

 

A partir do conhecimento adquirido no levantamento, os representantes do TCU apresentaram na conferência alguns riscos para a contratação de serviços de desenvolvimento de software utilizando metodologia ágil no contexto da administração pública federal.

 

 

Sobre o evento - A Agile Brazil é uma conferência brasileira sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software. O principal objetivo da edição de 2013 foi atingir gestores, líderes, desenvolvedores, inovadores e fornecedores de serviço de software em geral que, de alguma maneira, desejam contratar e desenvolver produtos de forma ágil em empresas da iniciativa privada e no governo brasileiro.

 

 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024