Notícias

TCU inaugura sala de massagem para profissionais da área de TI

Nos quatro meses iniciais o projeto é restrito, mas dependendo dos resultados poderá ser estendido a outras áreas de atuação do Tribunal
Com informações da assessoria de imprensa do Sindilegis
06 de julho de 2010 às 10:44

A Auditar e o Sindilegis participaram, quinta-feira, 1/7,  da inauguração da sala de Massagem Expressa- TEC no Tribunal de Contas da União. A iniciativa, voltada inicialmente para os servidores da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (SETIC), partiu do Projeto Criar e contou com o patrocínio do Sindilegis e da Auditar.

 

O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho dos profissionais da área de tecnologia do TCU, cujas atividades desenvolvidas, em razão do elevado nível de estresse, propiciam condições para o surgimento de doenças crônicas e/ou agudas, com consequências graves tanto para os servidores como para a instituição.

 

"É o que se quer evitar com a implantação da prática de ginástica laboral especial e de massagens expressas no ambiente de trabalho", explica a coordenadora do Projeto Criar, Tereza Cristina Parente. "Busca-se, com essas medidas, ainda, diminuir o tempo de afastamento profissional do serviço decorrente de problemas de saúde, além do aumento da produtividade. O acompanhamento e avaliação dessas ações serão realizados mediante o Exame Periódico de Saúde (EPS) e a avaliação antropométrica, onde são medidos índices de dores, flexibilidade, e nível de atividade física", completa.

 

A Massagem Expressa- TEC será realizada por profissionais da clínica Nuwa SPA, que utilizarão técnicas naturais de massoterapia. É bem simples, basta sentar-se na cadeira, apoiar o rosto numa almofada, repousar braços e pernas e desfrutar a sessão com duração aproximada de 20 minutos cada.

 

O programa ainda está em fase de avaliação, mas segundo o Auditor do TCU Marcelo Pacote o resultado é surpreendente. "A massagem realmente é muito revigorante e deixa a gente mais relaxado e preparado para retomar as atividades do dia-a-dia", conta, empolgado com o projeto.

 

Os resultados serão medidos pela equipe do Projeto Criar. A duração prevista para esta primeira fase é de quatro meses. Se a iniciativa "Massagem Expressa – TEC" for bem sucedida será estendida as outras unidades do TCU.

 

Na inauguração do programa, estavam presentes a 2ª vice-presidente do Sindilegis, Lucieni Pereira; o diretor de Comunicação Social, Márcio Hudson Figueiredo; a secretária-geral da Presidência do Tribunal, Ana Cláudia Martins, e a presidente da Auditar, Bruna Mara Couto.

 

Os servidores da STI e SETIC do TCU interessados em participar podem ligar para o telefone 3316-5120 e agendar um horário com Ana Lúcia ou Talita. As sessões serão de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 15h às 18h.

 

Imagens: Luiz Antonio/LAR

 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Facebook   Instagram   WhatsApp   Twitter/X   RSS
AUDITAR © 2025