Notícias

Gleisi quer RDC para tudo

Parecer de Relatora da MP 630/2013 amplia RDC para todas as licitações e contratos públicos.
Tiago Miranda | Agência Câmara de Notícias
12 de março de 2014 às 16:46

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) leu nesta quarta-feira (12) seu relatório à Medida Provisória (MP) 630/13, que trata do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O parecer de Gleisi estendeu o RDC para todas as licitações e contratos da União, estados e municípios. Esse regime prevê prazos mais curtos e procedimentos simplificados para a contratação de obras e serviços de engenharia.

A votação da proposta foi suspensa após pedido de vista coletivo. A reunião será retomada às 14h30 da próxima terça-feira (18).

Não parece razoável impedir, sem fundamento, o RDC”, disse Gleisi Hoffmann. O texto inicial enviado pelo governo previa que o RDC fosse ampliado apenas para obras do sistema prisional. A MP passa a trancar a pauta a partir de 20 de março.

Gleisi Hoffmann acolheu 4 das 30 emendas apresentadas para ampliar o alcance do regime.

RDC
O RDC, instituído pela Lei 12.462/11, foi criado para aplicação nos projetos ligados à Copa do Mundo deste ano e aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Atualmente, o regime pode ser usado para licitações e contratos em obras e serviços:
- dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos;
- da Copa das Confederações e da Copa do Mundo;
- para aeroportos até 350 km distantes das cidades-sede;
- do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- do Sistema Único de Saúde (SUS); 
- dos sistemas públicos de ensino;
- da reforma, modernização, ampliação ou construção de unidades armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e
- de serviços no âmbito do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária

Para justificar a importância do regime, a relatora citou o tempo de execução de obras de duas estatais. As obras da Infraero feitas por concorrência, de acordo com as regras da Lei de Licitações (8.666/93), demoraram 135 dias; e pelo RDC, 53 dias. Já o prazo das obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) caiu quase pela metade, de 774 dias para 379 dias.

 

Leia mais em:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/463508-RELATORA-AMPLIA-RDC-PARA-TODAS-AS-LICITACOES-E-CONTRATOS-PUBLICOS.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024