Notícias

Líder do PT encontra Fonacate

O líder partidário deputado Vicentinho (PT-SP) participou de reunião no Fonacate. Vicentinho afirmou que aposta em fortalecimento do diálogo com servidores, em eventual segundo mandato de Dilma Rousseff. A AUDITAR esteve presente.
AUDITAR com FONACATE/Ascom
15 de outubro de 2014 às 12:00

O deputado federal Vicentinho (PT-SP), líder do partido na Câmara Federal, participou nesta terça-feira (14) da Assembleia Geral do Fonacate. Em nome da coordenação de campanha de Dilma Rousseff (PT), Vicentinho recebeu a Carta aos Presidenciáveis, elaborada pelo Fórum.

 

Dentre os compromissos propostos na Carta, estão listados: respeitar o princípio constitucional do concurso público; implementar política de qualificação e valorização contínua dos servidores de carreira; garantir remuneração condizente com a complexidade das atividades exercidas pelos servidores, conforme preceitua o artigo 37, inciso II da Constituição Federal; e regulamentar a negociação coletiva no serviço público, o direito de greve e a data base dos servidores. (Clique e confira a carta na íntegra).


Após receber a carta entregue pelo presidente do Fonacate, Roberto Kupski, Vicentinho informou que vai fazê-la chegar às mãos da presidente Dilma, pois considera que não há nenhuma demanda absurda no texto. E enfatizou: "Vou entregar a presidenta Dilma como uma carta minha".

 

O líder partidário destacou que reconhece a importante luta dos servidores públicos por temas primordiais como negociação coletiva e direito de greve. De acordo com Vicentinho, no próximo ano é fundamental que as entidades continuem na luta pela regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e o governo. "Primeiro, deve-se regulamentar a negociação coletiva. O direito de greve vem depois, quando se esgotam as tentativas de acordo”, reiterou o deputado.

 

Cobrado quanto às resistências ao diálogo com o Fórum por parte dos Ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Vicentinho reconheceu que existem dificuldades de interlocução no atual governo, mas disse apostar no aprimoramento dos canais de comunicação com os servidores, em eventual segundo mandato de Dilma Rousseff.


O líder reconheceu que grande parte da votação contrária à candidata de seu partido decorre da insatisfação existente no funcionalismo público, mas acredita ser possível "superar esse revés que nós levamos. Nós queremos é ganhar as eleições".


Sobre a possibilidade de aprovação, ainda este ano, da PEC 555/2006 (fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas), ele disse que é pessoalmente favorável à aprovação da PEC 555/2006, mas “acha muito difícil, pois existem outros projetos de lei e vetos presidenciais trancando a pauta”.


Relembrou, porém, que, por orientação partidária, foi "instado a retirar" sua assinatura do requerimento para que a matéria fosse a votação. "Não quero colocar essa questão no bojo dessa Carta que levarei à presidenta Dilma", concluiu.

 

ELEIÇÕES FUNPRESP

Também esteve na pauta desta Assembleia as eleições para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), prevista para os dias 29, 30 e 31 de outubro.

 

As entidades afiliadas ao Fonacate, em parceria com a Proifes (Fundação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), o Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil), e a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), montaram três chapas que concorrem aos Conselhos Deliberativo e Fiscal e aos Comitês de Assessoramento Técnico do Plano Executivo Federal e Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev.

 

Poderão votar nas eleições da Fundação os servidores que aderiram ao fundo até o dia 29 de julho de 2014. Clique aqui e saiba mais sobre a chapa das Carreiras de Estado.

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024