Notícias

Aroldo Cedraz é o novo Presidente do TCU

Cerimônia de posse lotou as dependências do Plenário do Tribunal e contou com a presença das mais altas autoridades da República. Em seu discurso, o Presidente Aroldo Cedraz criticou o elevado custo e a baixa qualidade das obras públicas.
AUDITAR
11 de dezembro de 2014 às 09:10

Em cerimônia realizada no Plenário do TCU, o Ministro Aroldo Cedraz foi empossado no cargo de Presidente do Tribunal. Compareceram ao ato a Presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros e diversas outras altas autoridades, dirigentes, líderes e representantes da sociedade civil.


Ao discursar durante a posse, o novo presidente do TCU fez um agradecimento pessoal a várias autoridades presentes e, ao se referir à presidente da República, disse estar seguro de que ela irá recuperar a confiança da sociedade e do mercado.


Estou convicto da sua seriedade e comprometimento com os mais altos valores éticos, atributos reconhecidos e elementos necessários para resgatar a confiança da sociedade e do mercado. De nossa parte continuaremos a realizar avaliações, auditorias, e a propor providências respeitando os limites constitucionalmente estabelecidos”, discursou o ministro.


O Presidente Aroldo Cedraz  afirmou que o TCU se empenhará em "agir preventiva e tempestivamente" contra o uso indevido de recursos públicos. "Depois de ocorridos os prejuízos, nem sempre eles poderão ser reparados", afirmou o ministro, que tem 63 anos e chegou ao tribunal em janeiro de 2007, indicado pela Câmara dos Deputados.

 

"Vivemos uma nova era da responsabilidade administrativa", disse Cedraz. Ele comentou ainda que "causa perplexidade" a comparação entre os custos de obras realizadas com recursos públicos e a qualidade com que têm sido executadas.


Ministro Aroldo Cedraz recebe o abraço do Ministro Augusto Nardes


Em seu pronunciamento, o Ministro Augusto Nardes aproveitou a presença de Dilma para cobrar pessoalmente apoio da presidente para a alteração do regime simplificado de licitações autorizado à Petrobras.


Em nome do TCU, o ministro Bruno Dantas discursou, clamando por honestidade dos servidores públicos: "A honestidade é requisito básico para todo agente público e não um supérfluo qualquer que deva merecer exaltação. Um país não vive apenas da lisura de atuação de seus agentes públicos, mas também de sua capacidade de contar com probidade administrativa e um padrão eficiente da gestão pública".

 

 

Ministro Aroldo Cedraz profere palestra no V Congresso Nacional Auditar. Foto: arquivo Auditar


No início de setembro passado, o Ministro Aroldo Cedraz participou do V CONGRESSO NACIONAL AUDITAR, ocasião em que proferiu a palestra "A Inserção do TCU no Estado Democrático", na qual enfatizou o desafio de transformar o Orçamento Público em dignidade para a população brasileira, com a prestação de serviços públicos de qualidade e combate aos desperdícios. 


Depois de proferir a palestra, o Ministro Aroldo Cedraz participou de franco e animado debate com os associados da AUDITAR, no qual apontou novos desafios para os Auditores TCU, ou para utilizar as palavras do novo Presidente, os "espaços de aperfeiçoamento" de nossa atuação: uso de novas ferramentas de tecnologia da informação (analytics), conhecimento aplicado, capacidade crítica e novos focos de controle. Para tanto, o então futuro Presidente do TCU chamou a atenção para a importância da capacitação permanente e a necessidade de desenvolvimento de certificação profissional, com reconhecimento internacional, própria para os Auditores dos Tribunais de Contas. 


Lembrando a atuação histórica da AUDITAR pela qualificação profissional dos Auditores do TCU, o presidente Leonel Munhoz Coimbra declarou ao Ministro: "Esses são desafios que nós gostamos de enfrentar".


A AUDITAR manifesta seu regozijo com o sucesso da cerimônia de posse e expressa ao Presidente Aroldo Cedraz os votos de que sua gestão representará uma nova e importante etapa no processo de modernização e fortalecimento do TCU. Na certeza do firme compromisso do Tribunal com os valores do regime democrático e com a missão institucional de zelar pela boa e regular gestão dos recursos públicos, agora sob o comando desse filho de Valente.    


Baiano, natural de Valente (BA), Aroldo Cedraz é Professor Universitário (Licenciado) e Membro da Academia de Medicina Veterinária da Bahia. Exerceu as funções de Vice-Presidente e Ministro Corregedor do Tribunal de Contas da União.


Graduado em Medicina Veterinária, possui Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (1978) e Doutorado pela Tierärztliche Höchschule Hannover – Alemanha (1982).  


Exerceu quatro mandatos de Deputado Federal - 1991 a 2007. Como congressista, privilegiou as áreas de educação, defesa, ciência e tecnologia, relações exteriores e de minas e energia.


Licenciou-se do mandato parlamentar para exercer o cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, de 7/12/2000 a 27/3/2002, oportunidade em que ocupou também a presidência do Grupo Executivo Ford.


- Outros cargos públicos exercidos: Secretário de Estado de Recursos Hídricos, Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), Assessor da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBa) para Área de Pesquisa e Pós-Graduação.


Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024