Notícias

Fitch rebaixa rating da Venezuela

Com possibilidade real de calote, Venezuela é rebaixada pela Fitch.
Marcelo Loureiro | O GLOBO
18 de dezembro de 2014 às 18:48

Está difícil esconder a crise na Venezuela. A agência  de classificação de risco Fitch rebaixou o risco da dívida venezuelana de B para CCC, categoria que reúne os títulos com possibilidade real de calote. O país, dono da maior reserva de petróleo do planeta, ficou vulnerável com a queda na cotação do óleo, justificou a Fitch. 


Metade da arrecadação do governo em 2013 veio da venda de petróleo ou de impostos recolhidos do setor de óleo e gás. Quase todo o dinheiro (96%) que entra no país tem origem na venda do produto. Apesar da riqueza, a Venezuela vem acumulando déficits primários desde 2007, de acordo com o FMI.


A Fitch também lembrou que as reservas internacionais do país caíram pela metade desde 2008. A capacidade da Venezuela se ajustar é "limitada pelo nível relativamente baixo de suas reservas internacionais, pelos problemas de liquidez e pelo caráter restrito de suas fontes de financiamento externo", elencou a agência.


A situação da Venezuela é tão frágil, que até Cuba percebeu. O país caribenho, que passou os últimos anos recebendo petróleo subsidiado de Caracas, decidiu acenar aos americanos após notar o enfraquecimento de seu maior parceiro, comentaram especialistas.


Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2014/12/18/com-possibilidade-real-de-calote-venezuela-rebaixada-pela-fitch-557232.asp 

 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024