Notícias

Conta de luz sobe mais de 30% em 2015

Primeiros reajustes da conta de luz de 2015 têm altas superiores a 30%. Aneel vota nesta terça-feira (3) tarifas de seis distribuidoras de energia. Conta de luz começa a sofrer impacto de empréstimos bancários de 2014.
Fábio Amato | G1
03 de fevereiro de 2015 às 12:28

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (3) os primeiros reajustes de contas de luz de 2015, que começam a sofrer impacto do repasse dos empréstimos bancários bilionários feitos pelo governo no ano passado para socorrer as distribuidoras. A alta nas tarifas supera, em alguns casos, os 30%.



Estão sendo votados nesta terça pela agência os reajustes de cinco distribuidoras do grupo CPFL (Mococa, Santa Cruz, Sul Paulista, Leste Paulista, Jaguari) que atendem cidades do interior de São Paulo, além da Energisa Borgorema. Esses aumentos começam a valer entre esta terça e quarta-feira (4).



No caso da CPFL Mococa, o reajuste médio autorizado pela Aneel foi de 29,28% e começa a valer já nesta terça. Para residências e comércio atendidos pela distribuidora, o aumento médio é de 27,21%. Já para a alta tensão (indústrias), é de, em média, 35,37%.


De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, “quase a metade” do valor do reajuste será para arrecadar recursos que vão pagar os empréstimos que socorreram as distribuidoras no ano passado. Essa conta vai pressionar a tarifa da CPFL Mococa até 2016.


A partir do reajuste tarifário de 2015, o valor da conta ACR [empréstimos bancários] será incluído na tarifa e permanecerá por dois ciclos tarifários. Não é uma elevação de custo que permanece, ele vai permitir a amortização dos empréstimos”, disse Rufino.



Pressionou ainda a tarifa da CPFL Mococa a elevação do custo da energia fornecida pela hidrelétrica de Itaipu e a compra de energia mais cara pela distribuidora em leilão recente.


Sul Paulista e Santa Cruz
Para a CPFL Sul Paulista, o aumento médio autorizado pela Aneel é de 28,38%. Os clientes residenciais e o comercio vão arcar com alta de 25,8% e, os industriais, de 33,71%.



No caso da CPFL Santa Cruz, o aumento médio autorizado pela agência foi de 27,96%. Para residências e comércio, a alta será de 28,99% e, para indústrias atendidas pela distribuidora, de 26,15%.



Tanto no caso da Sul Paulista como da Santa Cruz, o reajuste começa a valer nesta terça (3).


Leia mais em:

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/02/primeiros-reajustes-da-conta-de-luz-de-2015-tem-altas-superiores-30.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024