Notícias

CVM investiga troca de comando na Petrobras

Comissão de Valores Mobiliários abre processo para apurar mudança no comando da Petrobras. CVM questiona a forma como a renúncia foi anunciada, depois que o mercado financeiro já estava aberto.
Lucas Vettorazzo | FOLHA DE SÃO PAULO
07 de fevereiro de 2015 às 09:35

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu processo administrativo para apurar a renúncia de Graça e dos cinco diretores da estatal, que pediram demissão na última quarta (4).


O processo foi aberto na última quinta-feira (5). A única informação pública disponível na página da comissão é o tema do processo –"divulgação da renúncia da presidente e de cinco diretores"– e que a área que requisitou sua abertura foi a Superintendência de Relações com Empresas, responsável por avaliar a maneira como a companhias abertas se comunicam com o mercado.


Folha apurou que a CVM questiona justamente a forma como a renúncia foi anunciada. Pelas regras da comissão, a divulgação ao mercado teria de ser feita via fato relevante e não por meio de comunicado, como ocorreu.


Há também um questionamento quanto ao horário da divulgação, às 10h13, depois que o mercado financeiro já estava aberto e em desacordo com o pedido de explicações da comissão, que estipulava prazo para as 9h. Há ainda um terceiro questionamento quanto a falta de esclarecimentos da nota da Petrobras.


Após a Folha revelar, na terça-feira (3), que Graça seria demitida, a CVM pediu explicações diante da oscilação das ações da petroleira e deu um prazo até o dia seguinte. Na resposta, a estatal se limitou a dizer apenas que Graça e outros cinco diretores iriam deixar seus cargos. Não dizia, por exemplo, o nome dos diretores demissionários, fato que deixou o mercado ainda mais volátil.


Leia mais em:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1586549-cvm-abre-processo-para-apurar-mudanca-no-comando-da-petrobras.shtml

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024