Notícias

PPS pede ao STF que Dilma seja investigada

PPS pede investigação sobre envolvimento de Dilma no petrolãoPartido se contrapõe à tese de Janot e pede ao STF que inclua a presidente na lista de políticos investigados pela Lava Jato
Marcela Mattos | VEJA
13 de março de 2015 às 15:50

O PPS vai pedir nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) que inclua a presidente Dilma Rousseff na lista de investigados pela Operação Lava Jato. O partido baseia o documento no relato do doleiro Alberto Youssef, que, como revelou VEJA em outubro, afirmou à Justiça que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de desvio de verba na Petrobras.


Além de Youssef, outro delator, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, citou a presidente. ​Em acordo de delação premiada, Costa afirmou que, em 2010, Youssef intermediou, em nome do ex-ministro Antonio Palocci, propina de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma. Os valores deveriam ser retirados da propina de 2% cobrada pelo Partido Progressista (PP) em contratos com a Petrobras. "No ano de 2010, [Paulo Roberto] acredita que quando Antonio Palocci já não ocupava nenhum cargo no governo federal, recebeu uma solicitação, por meio de Alberto Youssef, para que fossem liberados 2 milhões de reais do caixa do PP, para a campanha presidencial de Dilma Rousseff", diz trecho da delação do ex-diretor da petroleira.



Apesar de citada na delação do ex-diretor da Petrobras, a presidente Dilma Rousseff não será investigada, por enquanto, nos processos relacionados ao petrolão. A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de não listar a presidente entre as autoridades que deveriam ter a conduta apurada está fundamentada na Constituição - mas isso não significa que a petista não possa ser responsabilizada no futuro.


Leia mais em:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pps-pede-investigacao-sobre-envolvimento-de-dilma-no-petrolao


Saiba mais:

http://portal.pps.org.br/portal/showData/276807

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024