Notícias

TCU investigará conselheiros da Petrobras

O Tribunal de Contas da União vai investigar integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras. Medida foi sugerida pelo ministro substituto André Luiz de Carvalho e pretende expor 'todos os atos, fatos e procedimentos' praticados.
G1 com REUTERS
19 de março de 2015 às 15:12

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu apurar a responsabilidade de integrantes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Petrobras nos casos de possíveis falhas cometidas na gestão da petroleira.


A medida foi sugerida pelo ministro substituto André Luiz de Carvalho, nesta quarta-feira (18), em plenário, e acatada por unanimidade pelo tribunal.


Ministro André Luiz de Carvalho


De acordo com o documento lido por Carvalho, a decisão permitirá avaliar se os conselhos praticaram "atos de gestão ruinosa" ou deixaram "de atuar com o necessário dever de cuidado; expondo, portanto, todos os atos, fatos e procedimentos, efetivamente, à luz do sol".


A presidente da República, Dilma Rousseff, foi presidente do Conselho de Administração da petroleira entre 2003 e 2010. O período engloba polêmicas decisões do conselho, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.


Pasadena
A aquisição de Pasadena, investigada por vários órgãos, foi o estopim para criação da CPI mista da Petrobras, no ano passado.

 

Dilma afirmou, por uma nota à imprensa em março de 2014, que o negócio foi aprovado pelo conselho com base num parecer "técnica e juridicamente falhos", o que trouxe à tona problemas da negociação com a companhia belga, Astra Oil, a ex-sócia da Petrobras no ativo.


Segundo nota da Presidência, o resumo executivo preparado pela diretoria da Área Internacional na época "omitia" informações como a cláusula "put option", que levou a Petrobras a pagar valores muito maiores pela refinaria do que os 360 milhões de dólares desembolsados inicialmente por 50% da unidade.


Ao final, a estatal pagou US$ 1,25 bilhão por Pasadena e ainda teve de fazer investimentos de 685 milhões de dólares em melhorias operacionais e manutenção.


A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou em dezembro do ano passado perdas de US$ 659,4 milhões da Petrobras na compra da refinaria de Pasadena, e determinou a instauração de processos administrativos contra ex-executivos da estatal, entre eles o ex-presidente José Sérgio Gabrielli.


Leia mais em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/tcu-vai-apurar-falhas-de-gestao-em-conselhos-da-petrobras.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024