Notícias

'O Grande Espiral'

Exposição “O Grande Espiral”, de Maria Nepomuceno De 25 de março a 16 de maio - TCU
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
20 de março de 2015 às 15:24

 O tempo, a transformação e a relação do homem com a natureza. “O Grande Espiral”, da artista carioca Maria Nepomuceno.


A partir do dia 25 de março, a escultora apresenta uma instalação que alude a uma paisagem fantástica onde orgânicos volumes costurados em cordas e contas se relacionam com objetos cotidianos como cadeiras, caixas e materiais de construção civil, entre outros. “Esta é uma obra que, dentre os elementos da natureza, remete à terra como principal substância.

 

Encanamentos, tijolos, cimento e entulho já povoam minhas exposições desde 2013, quando quis estabelecer uma relação mais forte entre as esculturas e elementos arquitetônicos”, explica a artista. De acordo com Nepomuceno, cada montagem é diferente e ganha novos itens que ela encontra por lugares onde passa e expõe. Elementos como barro cru, potes de cerâmica e objetos comprados nas localidades das mostras integram seu repertório criativo. “Acredito que o ato de agregar elementos novos à obra trazem um frescor ao resultado final.

 

É como uma obra sempre inédita”, enfatiza. Em “O Grande Espiral”, Maria Nepomuceno também utiliza objetos usados e que carregam uma vivência. “Gosto de trançar as memórias das minhas próprias origens e experiências, além de promover o encontro entre presente, passado e futuro”. Sobre a artista: Carioca nascida em 08/08/1976, Maria Nepomuceno começou a estudar artes aos 13 anos em cursos livres de desenho, pintura, escultura e teoria na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e tem graduação em Desenho Industrial.

 

A artista vive e trabalha no Rio e é atualmente representada pelas galerias A Gentil Carioca no Rio de Janeiro e Victoria Miro na Inglaterra. Nepomuceno já exibiu seu trabalho em Nova Iorque, Estocolmo, Londres, China, Japao e em vários estados do Brasil.

 

Projetos futuros: Em abril deste ano, Nepomuceno inaugura a mostra “Spirit Dior”, com mais outras 21 artistas em Beijing, na China. Em junho, participa da feira “Art Basel”, na Suíça com um projeto solo e em setembro irá para Boston para mostra coletiva no Museum of Fine Arts of Boston.

 


Serviço:

Mostra “O Grande Espiral” de Maria Nepomuceno

Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Edifício-sede do Tribunal de Contas da União (TCU) - SAFS, Q. 4, Lt. 1 Ed. Sede, Asa Sul) Abertura: 24 de março de 2015, às 19:00

Visitação: De 25 de março a 16 de maio

Dia-Horário: De segunda à sexta, das 10 às 19 horas. Aos sábados, das 14 às 18 horas

Visitas orientadas: (61) 3316-5221 Entrada franca

Classificação indicativa: Livre Informações: (61) 3316-5221

Contato para entrevistas (Exclusivo para Imprensa): Maria Nepomuceno - 21 999441678

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024