Notícias

BNDES não poderá recusar informações

MP 661: Plenário aprova divulgação de informações sobre empréstimos do BNDES.
Eduardo Piovesan. Edição – Pierre Triboli | Agência Câmara de Notícias
09 de abril de 2015 às 23:04

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 298 votos a 95, emenda do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) à Medida Provisória 661/14 e proibiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de se recursar a fornecer informações sobre operações de empréstimo com base em sigilo contratual, incluindo empréstimos para obras no exterior.


O Plenário também votou e aprovou destaque do DEM para excluir do texto autorização para o BNDES conceder crédito de R$ 50 milhões às vítimas do incêndio que atingiu o Shopping Nova América, na zona norte do Rio de Janeiro, em 16 de março – o fogo danificou 40 lojas, 20% do prédio.


No momento, está em análise emenda do deputado Zé Silva (SD-MG) que direciona um mínimo de 2,5% dos recursos emprestados pelo BNDES ao custeio de atividades em extensão rural a taxas subsidiadas.


Texto-base
Os deputados já aprovaram o texto-base da MP, que aumenta o limite de descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos e permite o refinanciamento parcial de dívidas dos caminhoneiros na compra de caminhões.


A MP originalmente permitia o uso do superavit financeiro para cobrir despesas primárias obrigatórias, como pagamento de funcionários públicos e benefícios da Previdência. Entretanto, o relatório aprovado na comissão mista, de autoria do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), excluiu esse assunto.


Mais informações a seguir.


Leia mais em:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/485523-MP-661-PLENARIO-APROVA-DIVULGACAO-DE-INFORMACOES-SOBRE-EMPRESTIMOS-DO-BNDES.html

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024