Notícias

ARTIGO - UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

SANCIONADO PL DO REAJUSTE!
Paulo Martins - Presidente da AUDITAR
28 de julho de 2016 às 13:51

Em pouco mais de um ano de gestão, vários foram os desafios que enfrentamos. A sociedade, consequentemente, passou a exigir muito do TCU. Por outro lado, nós também sabemos que o Tribunal não existe sem a nossa participação. Mas será que realmente temos consciência de toda a nossa força?


O caminho para responder essa questão passa, necessariamente, pela mobilização e diálogo constante, pela confiança e respeito entre as categorias, bem como pela reciprocidade de propósitos. Sei que ainda há um longo caminho a se percorrer, mas a AUDITAR continuará caminhando para fortalecer essa unidade. É fato que, nunca antes, todas as entidades (AUDITAR, Sindilegis, Una, Asap e ASTCU) estiveram tão harmonizadas. Um dos reflexos positivos dessa união foi o acordo para tramitação do Plano de Reajuste, sancionado sem vetos hoje (Lei n.º 13.320/2016). Pela primeira vez, conseguimos um dos melhores acordos remuneratórios do Poder Legislativo (com aumentos médios de mais de 2.500 reais a partir do próximo mês - mais informações aqui). De qualquer forma, isso reforça a constatação de que o "padrão mínimo de diálogo" não vigora (e não deve vigorar) entre nós.


A partir de agora, concentraremos nossos esforços nas pautas não remuneratórias, cumprindo o acordo que as entidades fizeram com a Administração do TCU de discuti-las nesse segundo momento (o TCU, inclusive, constituiu Grupo de Trabalho para tratar dessa questão). No início desta semana, já obtivemos a sinalização positiva de que o Presidente cumprirá o acordo com as entidades. A partir de então, daremos ampla divulgação e faremos uma peregrinação junto aos demais ministros para esclarecer todos os pontos.


Ainda neste semestre, a AUDITAR dará andamento a todas as diretrizes discutidas no Congresso de Maceió. Com a área de comunicação da Associação restaurada, todos serão informados constantemente de nossa intensa atuação no Congresso Nacional. O trabalho junto aos parlamentares será um dos principais focos de atuação da Entidade nesse segundo semestre. Atualmente, Senado e Câmara contam com mais de 70 projetos em tramitação que, direta ou indiretamente, podem afetar o nosso trabalho. Juntamente com o Sindilegis (que está presente nas três Casas), atuaremos e defenderemos todas as propostas que nos interessam. Buscaremos, de igual modo, interferir e aprimorar todos os projetos que não contaram com a ampla participação da categoria.


O aumento da transparência e a ampla participação dos associados também estarão no centro das atenções da nossa União dos Auditores. Já na próxima semana, o Grupo de Trabalho constituído durante o Congresso dos Auditores estará reunido para debater as propostas de aprimoramento do Estatuto e do Regimento Interno da AUDITAR.


É assim que atuamos. Com trabalho e com coragem, além do padrão máximo de diálogo, continuaremos a fortalecer a "Família TCU" ainda mais!


Porque unidos, somos muito mais fortes!


Paulo Martins

Presidente da AUDITAR


AUDITAR - Gestão Renovação (2015/2017)

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024