Notícias

Após intervenção da AUDITAR e do Sindilegis, TCU altera edital do processo de identificação de potenciais gestores

Servidores das Secretarias nos Estados foram contemplados e, as inscrições, prorrogadas até o dia 12 de agosto
Comunicação AUDITAR
11 de agosto de 2016 às 10:06

O Edital-SEGEP nº 14, publicado no BTCU de segunda-feira (08/08), prorroga para o dia 12 agosto (sexta-feira) as inscrições para o processo de identificação de potenciais gestores e viabiliza a participação de servidores das Secretarias nos Estados. As alterações foram solicitadas pelo Diretor Parlamentar e Jurídico da AUDITAR e Administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto, em reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas substituto, Cícero Medeiros de Alencar, e o Secretário-Geral de Administração, Carlos Roberto Caixeta, ocorrida na última terça-feira (02/08). O projeto piloto, a princípio, restringia a participação aos servidores da sede.

"Agradecemos de maneira muito especial ao Adriano, Cícero e Caixeta, por entenderem que a participação dos servidores das regionais é fundamental em um processo de tamanha relevância para o TCU", ressaltou Corsatto.

Durante a reunião, Dario expôs a forte sensação de discriminação reportada pelos servidores das Secex e a importância de incluí-los, de imediato, no processo. Os secretários argumentaram que se tratava de um projeto piloto, e que os custos com o deslocamento dos candidatos foi determinante para implementar o processo com escopo reduzido, mas demonstraram boa disposição em resolver o problema.

O novo texto prevê a participação de até cinco servidores de cada unidade externa na etapa de avaliação de potencial, entrevistas e análise situacional, bem como nas ações educacionais. A etapa de análise situacional ocorrerá junto com a avaliação de potencial e de entrevistas, facilitando o deslocamento. A vinda de servidores para ações presenciais depende ainda da aplicação dos demais critérios de classificação do edital.

"Mesmo com as mudanças realizadas, o processo de identificação de potenciais gestores continua sendo um projeto piloto. Espera-se que, após esta primeira experiência, sejam identificadas e adotadas melhorias que possibilitem a posterior implantação da prática de modo sistemático e sustentável, a fim de oferecer oportunidades aos servidores interessados em investir na carreira gerencial", enfatizou Cícero Medeiros.

O auditor Reginaldo Coutinho, da Secex Roraima, reforçou a importância da medida para os servidores lotados nos estados. "Nós das regionais ficamos satisfeitos com a oportuna e apropriada solução apresentada pela Administração. Por óbvio que o modelo inicialmente proposto, sem contemplar os servidores das regionais, afrontava a unidade que temos constantemente defendido. O ensinamento que fica é que nós servidores precisamos, dia a dia, pensar e praticar a união entre cargos e a união entre a sede e as regionais", concluiu.

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024