Notícias

Mês das Mulheres: Fabiana Ruas conta sua trajetória no TCU

A entrevistada desta semana é a Auditora Federal de Controle Externo, Fabiana Ruas
Comunicação Auditar
13 de março de 2020 às 09:59

 

Mês das Mulheres


Durante o Mês das Mulheres, a Auditar fará homenagem àquelas que trabalham nesse órgão de contas e que desempenham um papel imprescindível para o avanço dos trabalhos dentro da Casa.


São elas que, com um profissionalismo e habilidades únicas, ocupam os espaços e reafirmam diariamente que lugar de mulher é onde ela quiser.
Conheça nossa segunda homenageada.


Fabiana Ruas


Filha de mineiros mas nascida em Brasília, Fabiana Ruas retornou à Minas onde se formou em Ciências da Computação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - a UFMG. Após concluir o mestrado, ela volta à Brasília para trabalhar na iniciativa privada. Em 2005, o Tribunal de Contas da União – TCU foi seu primeiro trabalho como servidora pública.


Desde que iniciou sua vida pública, sempre precisou ter uma leitura da Casa, para identificar quais são as maiores inovações necessárias e entender como inserir essa mudança numa instituição consolidada.


Apaixonada pela profissão, casada, mãe de dois filhos, Fabiana conta que há sempre um espaço para a família e amigos. Mas ela acredita que é sempre um desafio manter essas dimensões equilibradas.


Mesmo em um ambiente predominantemente masculino, nunca se sentiu ou foi tratada diferente dentro do TCU por ser mulher. Por adorar o universo feminino, Ruas entende que tem muito mais oportunidades e possibilidades de experimentar coisas novas dentro desse universo.


Mas ressalta: “Times compostos por mulheres e homens dentro do ambiente de trabalho vão te dar uma maior capacidade de resolver problemas complexos, porque quanto mais multidisciplinar uma equipe for, maior a capacidade de pontuar as diversas faces de um problema e encontrar a solução”, acredita.


Orgulhosa e satisfeita pela função que desempenha, Fabiana acha que o trabalho de destaque de maior relevância no qual participou foi a criação do laboratório de inovação do Tribunal, em 2015. É um projeto que tem o objetivo de estimular a inovação dentro e fora da casa com a missão de modernização da Administração Pública. O laboratório é destaque nacional e internacional e é modelo para outros órgãos.

 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024