Notícias

Auditar apoia nota pública do Fonacate sobre as disputas políticas na Funpresp

Auditar reforça seu apoio às demandas e preocupações apresentadas pelo FONACATE e pede transparência na atuação da FUNPRESP
Comunicação Auditar
20 de junho de 2023 às 12:50

A Auditar vem expressar seu total endosso à nota pública emitida pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE) em relação às disputas políticas que têm afetado a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP).

 

Através de discussões realizadas em sua última Assembleia Geral Extraordinária (AGE), o FONACATE ressaltou a preocupação com as notícias recentes veiculadas na mídia sobre a possibilidade de a FUNPRESP estar sendo alvo de disputas e barganhas em troca de apoio político. Tal cenário é extremamente preocupante, uma vez que dezenas de milhares de servidores das carreiras de Estado migraram para a previdência complementar nos últimos anos confiando na integridade e competência dos gestores da FUNPRESP.

 

Nesse sentido, o Fórum destaca, em nota, sua oposição à ocupação política de cargos que são eminentemente técnicos, como os da Diretoria Executiva da FUNPRESP-EXE, bem como do seu Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitês de Assessoramento dos Planos ExecPrev e LegisPrev. É fundamental preservar a independência e a competência técnica na gestão desses órgãos, garantindo assim a segurança e o bom funcionamento dos recursos previdenciários dos servidores públicos federais.

 

O FONACATE reitera a importância de o Governo Federal agir com sensibilidade para evitar quaisquer ingerências políticas na FUNPRESP, reconhecendo os danos causados pela interferência política na administração de fundos públicos em períodos recentes da história brasileira.

 

Diante do exposto, a Auditar reforça seu apoio às demandas e preocupações apresentadas pelo FONACATE, instando as autoridades competentes a adotarem as medidas necessárias para garantir a transparência, a ética e a competência na gestão da FUNPRESP, assegurando assim a tranquilidade e confiança dos servidores públicos federais que aderiram à previdência complementar.

 

Estamos atentos e vigilantes para que os interesses dos servidores sejam preservados e para que a FUNPRESP possa cumprir sua missão com excelência e integridade.


Confira a nota na íntegra aqui.

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024