Notícias

TCU participa de seminário sobre a Copa de 2014 no Senado

O evento realizado no Senado Federal pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) teve como objetivo avaliar o andamento dos preparativos para o evento mundial a ser realizado no Brasil.
Agência TCU
05 de outubro de 2011 às 10:30

O Tribunal de Contas da União (TCU) participou, na última quinta-feira, da 1ª Avaliação Parlamentar da Copa de 2014. O evento realizado no Senado Federal pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) teve como objetivo avaliar o andamento dos preparativos para o evento mundial a ser realizado no Brasil. O debate foi dividido em audiências públicas com os temas: legado, logística, estratégia e planejamento, e fiscalização.

 

      O secretário-adjunto de Planejamento e Procedimentos, Marcelo Luiz Souza da Eira, representou o TCU e esclareceu as competências da Corte na fiscalização de matéria relativa a Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Em relação às obras das arenas e de mobilidade urbana, ao tribunal cabe a análise de processos de financiamentos, e não da execução”, esclareceu o secretário. Marcelo Eira também apresentou um panorama geral da fiscalização das obras previstas nos estádios, aeroportos e portos nas cidades-sede da Copa do Mundo.

 

      A mesa da 4ª e última audiência do seminário foi presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), tratou de fiscalização e contou com a presença, além do TCU, do secretário federal de controle interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira, e do coordenador do grupo de trabalho Copa do Mundo Fifa 2014 do Ministério Público Federal (MPF), Athayde Ribeiro Costa.

 

      Athayde Costa abordou a  importância de um trabalho prévio para evitar irregularidades. Destacou que, para isso, é de grande relevância a atividade conjunta dos demais órgãos fiscalizadores do governo. “É importante compartilhar informações com a CGU e o TCU para fazermos um trabalho completo”, afirmou. O senador Pedro Taques (PDT-MT), lastimando a falta de cumprimento de prazos, salientou na audiência que a Copa deve ser motivo de orgulho para os brasileiros e não de vergonha.

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024