Notícias

Unacon repudia projetos que diminuem poder de fiscalização do TCU

Sindicato dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle rechaçou as propostas do senador Fernando Collor (PTB-AL) . Para a entidade, teor das matérias é uma ameaça ao país.
site da entidade
10 de julho de 2013 às 23:53

 

O Unacon Sindical se posiciona contrário às propostas que ameaçam restringir a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU). Por meio de alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orgânica da Corte de Contas, o senador Fernando Collor (PTB-AL) quer reduzir os poderes e autorizar a punição criminal dos auditores de controle externo. Em audiência pública realizada no auditório do TCU, na manhã desta terça-feira, 9 de julho, Rudinei Marques, presidente do Sindicato rechaçou as matérias, considerando-as uma ameaça ao país. O dirigente compôs a mesa na condição de Secretário-Geral do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

 

 

"Determinadas iniciativas parlamentares, apesar de representarem verdadeiras excrescências no mundo jurídico, eventualmente são aprovadas pelo Congresso. A PEC 37/2011, por exemplo, se fosse votada há alguns meses, poderia ter sido aprovada. Mas contra o Decreto 7.777/2012 e a Lei 12.618/2012, que instituiu o Funpresp, não tivemos a mesma sorte. Portanto, precisamos estar mobilizados e, mais do que isso, definir estratégias de ação para garantir a independência e autonomia dos auditores, sem o que não se faz controle do dinheiro público", disse. Marques ainda se colocou à disposição, em nome do Fórum, para criar agenda com senadores e deputados federais para os esclarecer sobre os malefícios que as restrições representam para o país. 

 

 

Confira a íntegra da matéria em: http://www.unacon.org.br/o-sindicato/unacon-repudia-projetos-que-diminuem-poder-de-fiscalizacao-do-tcu-dp2

 

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Fórum da AUDITAR
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS
AUDITAR © 2024