|
Nova diretoria da Auditar toma posse com o compromisso de fortalecimento da carreira de Controle ExternoEm seu discurso de posse, o novo presidente destacou o compromisso da nova diretoria com a valorização da carreira dos auditores federais de controle externo, a defesa das prerrogativas da categoriaComunicação Auditar
08 de maio de 2025 às 13:37
A União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) realizou, nesta terça-feira (6/5), a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2025–2027. O evento contou com a presença de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), autoridades da administração pública e representantes de entidades de classe do funcionalismo federal.
O auditor Clemens Santos assumiu a presidência da entidade no lugar de Eduardo Rezende, que encerra seu mandato após conduzir a Auditar por quatro anos. Em seu discurso de posse, Clemens destacou o compromisso da nova diretoria com a valorização da carreira dos auditores federais de controle externo, a defesa das prerrogativas da categoria e o fortalecimento do controle externo no País.
Ele ressaltou que os auditores federais de controle externo desempenham um papel que vai além da análise técnica — são verdadeiros agentes de transformação social. Com auditorias eficientes, a categoria assegura que os recursos públicos cheguem efetivamente a quem mais precisa.
“E para cumprir essa missão com excelência, é fundamental defender as prerrogativas dos auditores. Autonomia, capacitação contínua e remuneração justa não são apenas direitos — são condições indispensáveis para um controle externo forte e independente”, afirmou.
O ministro do TCU, Augusto Nardes, ressaltou a importância do trabalho da Auditar e da atuação colaborativa entre os membros da Corte para o fortalecimento da instituição. Ele também destacou o papel essencial do auditor no processo de evolução do Tribunal.
“Quando existe esse espírito de unidade, essa cooperação, e onde coloca-se o interesse da sociedade, antes do interesse individual, a gente vence e a sociedade cresce com isso e evolui a instituição. E a nossa instituição evoluiu muito.” O ex-presidente da Auditar, Eduardo Rezende, agradeceu o apoio recebido durante sua gestão e reforçou a necessidade de continuidade na atuação conjunta entre os auditores e a administração do Tribunal. “Nós temos muito trabalho pela frente ainda, em defesa da carreira e em parceria com todas as gestões do TCU. Sempre trabalhamos nesse sentido”, disse.
Representantes de entidades do funcionalismo também participaram da cerimônia. O presidente do Sindilegis, Alison Souza, destacou a importância do engajamento dos servidores do TCU. “Temos uma missão de transformar o país, de trazer para o Estado brasileiro condições de funcionar melhor e com mais resultados. Desejo uma gestão de muito sucesso ao Clemens”, afirmou.
Também estiveram presentes o secretário-adjunto da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCU, Frederico Julio Goepfert Junior, e demais autoridades ligadas ao controle externo.
A nova diretoria assume com o desafio de intensificar o diálogo institucional, ampliar a participação dos auditores nas discussões sobre o futuro do controle externo e garantir o reconhecimento do trabalho técnico desenvolvido pelos servidores do TCU.
Confira a transmissão da posse aqui: https://www.youtube.com/live/61YST1fJQ5U?si=OPGC3lH2X0F5In_V |